DICAS D.D.

MATERIAIS , ISCAS E DICAS USADOS EM NOSSAS PESCARIAS.


VARAS - Uma boa vara, é essencial para o sucesso da pescaria e conservação do molinete ou carretilha, pois o uso correto do equipamento , fará com que você tenha o seu material em ótimas condições por um bom tempo. Usamos varas de ação leve/média de 15 a 40 lbs.com um comprimento de 1.65m a 1.90m , cabo de EVA ou cortiça , são ótimas para nossa região, as varas de duas partes podem ser boas mas tiram muito a sensibilidade da linha. Uma vara em conta e muito boa são as varas da MARINESPORTS, como a EVOLUTION e HUNTER FISH.

MOLINETES - Pra quem ainda não tem intimidade com a carretilha , são os mais aconselháveis pois são de simples manuseio , evitando transtornos como cabeleiras indesejadas. Molinetes com um boa flicção , de preferência Superior , pois na briga com o peixe é mais fácil a regulagem e nunca colocar mais linha que o recomendado no carretel. Existem ótimas marcas no mercado como: SHIMANO, DAIWA, ABU GARCIA, MARINE SPORTS, MARURI, etc.

CARRETILHAS - Pra quem pode gastar mais e gosta de arremessos mais precisos, um boa carretilha pode lhe dar um melhor desempenho na busca e captura do peixe, pois nela você pode regular flicção, peso da isca e freio magnético nas que possuem. Mas mesmo os pescadores mais experientes nunca estão livres de uma bela cabeleira, isso ocorre quando não regulamos o cilindro de linha de acordo com o material usado. Temos ótimas Marcas no Mercado: SHIMANO, ABU GARCIA, PENN, DAIWA, QUANTUN, PINNACLE, MARINESPORTS, entre outras. 

LINHAS - No mercado temos três tipos de linhas mais usadas, as de monofilamento, multifilamento e fluocabono. Tenho preferência pelas linhas de monofilamento, que tem uma propriedade mais elástica , mas durante um tempo mais prolongado no rolo, de ficar com a famosa memória o que dificulta o seu manuseio e afeta um pouco na resistência. Já as linhas de Multifilamento são extremamente resistentes a peso, mas muito cuidado com peixes com dentição afiada e fundos marinhos rochosos pois elas não aguentam as cracas e ostras e fuja de uma massaroca entre multifilamentos, se fechar um nó, vai ser muito trabalhoso desatar e muitas vezes comprometemos a sua resistência. E por ultimo a fluocabono , muito utilizada em chicotes e shok lider, são muito resistentes, mas não aconselhadas a colocar toda no rolo, pela sua espessura. Em nossas Pescarias são aconselhadas linhas de 35mm a 55mm ou de 15 lbs a 45 lbs. Esta marca que segue abaixo CAMOU LINE, é uma ótima linha, muito resistente , pois usamos as linhas de 35mm no lugar das grossas de 60mm, fica a dica. 



ANZÓIS - No mercado existe uma infinidade de marcas e modelos de anzóis, mas aqui basicamente usamos 2 tipos, MARUSSEIGO e ROBALEIRO , nas medidas 2/0 e 3/0, são extremamente afiados, trabalham bem com isca viva e são de muita resistência.



CHUMBOS - As chumbadas não tem segredo algum, chumbadas do tipo, OLIVA, GOTA, CARAMBOLA e BOLA , são as mais necessárias, mas com os seguintes pesos. Para Robalos, Salteiras e outros peixes que ficam em meia água ou sobre pedras de 10g a 25g e Peixes que ficam em profundidade como as Pescadas os pesos variam entre 40g e 100g. acima disso perdemos muito a sensibilidade.


CHICOTES - Enfim chegamos em um dos principais itens da pescaria, pois se usado de maneira inadequada pode transformar uma pescaria produtiva em um desastre.Pois sua confecção deve ser bem feita, com uma linha mais resistente e que aguente bem os nós e não queime. Em nossas pescarias como usamos isca viva como camarão e sardinhas , fazemos chicotes com 2 anzois sendo , laçada para girador, pernada de 35 a 40 cm pra anzol robaleiro de 2/0 a 3/0, pra isca viva ( Camarão ou Sardinha) em cima e ha uns 60 cm abaixo, outra pernada de mesmo tamanho com um azol maruseigo ou chinu nº 16 ou 14, para toco de isca morta, camarão, sardinha ou corrupto e de 10 a 20cm abaixo a laçada da chumbada, essa que pode variar de 50 a 150 grs , dependendo de profundidade e maré.
    Segue o Link para o vídeo que fiz , ensinando como confeccionar o mesmo, entra lá aprenda e não deixe de comentar e curtir. ( https://youtu.be/jkcKyr2CV9s ).


                                         



SEMPRE PELA FRENTE.

ISCAS - Como iscar e não matar? Por quê isca viva?
Em nossas baias as iscas vivas como sardinhas, camarões, caboclinhos (ambore) , são algumas das iscas usadas pelo pescador, mas aqui acredito que são as mais usadas, também temos o corrupto , mas pouco usado nas baias pois não pertence a cadeira alimentar de mar interior e sim das praias onde são espetaculares para pesca de arremesso. 

CAMARÃO - Espécies nativas como o Branco e o Sete-barbas, são mais usados no litoral paranaense, pois o Phitopanaeus Vanamei ( Camarão Cinza do Pacífico) foi estudado em Guaratuba e não deu certo pois se proliferasse no eco sistema seria um desastre devido ao seu tamanho e apetite voraz, evitem usa-lo , se ja perceberam a baia de Guaratuba anda com muito pouco peixe, pois ha rumores que as antigas fazendas , tiveram alguns tanques redes avariados e muito desses animais se introduziram no meio, acabando com muitos alevinos da baia, mas ao poucos ela esta se recuperando...Bom mas vamos a como isca-lo. Pelo ferrão na cabeça , evitando furar o cérebro ou pela cauda no ultimo anél, mas saibam que a maioria dos peixes predadores atacam a cabeça, então colocamos pelo rabo quando o mesmo for muito pequeno.



SARDINHAS - Em nosso litoral ocorrem 4 espécies principais as ; CASCUDA, CHARUTO, MANJUBA e XINGÓ, sendo todas muito produtivas para Pescadas , Robalos, Galos, etc. São animais com pouca resistência pois alem de ter um bom viveiro com aerador , também necessita da troca da água quase constante. O modo de isca é pelo nariz ou sistema avião por baixo da nadadeira dorsal.


É isso ai meus amigos pescar não tem segredo e sim dedicação e um pouco de estudo , do local de pesca e espécie pretendida, um grande abraço e fiquem com Deus!